Passámos 4 dias na pequena cidade costeira de Yeosu. Para além de ser conhecida pela sua comida deliciosa e pelas ilhas que a rodeiam, esta cidade acolheu a Expo Mundial de 2012. Visitámos os jardins desta Expo no nosso primeiro dia aqui, e apesar de serem muito bonitos, os jardins da Expo 1998 são muuuuito melhores (opinião completamente imparcial 😅). Para o jantar, provámos 2 especialidades locais, uma de propósito e outra sem querer... adivinhem: enguia grelhada e caranguejos crus marinados em molho de soja.

No segundo dia, visitámos o resto da cidade. Almoçámos Seodehorae (salada de peixe cru marinado numa pasta de pimento forte e vinagre de arroz). Também visitámos a praça principal, onde estava a decorrer um memorial para as vítimas do acidente do ferry de Suwon. Este acidente clamou a vida de cerca de 300 pessoas em 2014, das quais 250 crianças, e gerou grandes manifestações contra o governo. Nesta praça também estava um modelo em tamanho real dos famosos barcos tartaruga do Admiral Yi Sun-Sin. Este admiral é um dos maiores herois nacionais coreanos, pois as suas vitórias espectaculares no final do século 16 contra os invadores japoneses garantiram a independência do império Joseon (antiga Coreia). Entre outras, destaca-se a batalha naval de Myeongnyang, onde o Admiral Yi obteu uma vitória esmagadora apesar de ter apenas 13 barcos (contra mais de 200 barcos japoneses).

No terceiro dia, levantámos-nos às 4h da manhã para apanhar um autocarro até um local que, segundo os blogs, era O local ideal para ver o nascer do sol ☀️ em toda a Coreia. Tínhamos que confirmar isso! Após uma viagem de autocarro sinuosa e uma subida de 200 a 300 degraus, chegamos ao templo budista. Como ainda não vimos outros nasceres do sol na Coreia, não podemos comparar 🤷. Foi magnífico e, como tínhamos levado o nosso fogão de campismo, pudemos e fazer um cafézimho quente para aproveitar o local. Também aproveitámos uma praia nas proximidades para relaxar e ouvir o som das ondas a bater na praia de seixos. Depois, fizemos um passeio ao longo da margem e visitámos os parques do centro da cidade. Ao regressar de um passeio de gôndola pelo rio, visitámos o museu de Hamel, um holandês que foi mantido em cativeiro durante 13 anos após um naufrágio em Jeju. As suas condições de detenção variavam conforme o capitão em comando. Eventualmente, ele escapou e forneceu escritos valiosos de uma perspetiva ocidental sobre a dinastia Joseon.

No quarto dia, estávamos à espera do ferry para a ilha de Jeju. A única actividade para fazer em dias de chuva que encontrámos foi ir ao cinema. Infelizmente, o único filme em inglês era King Kong vs. Godzilla. Não recomendo o filme, mas adorámos a experiência no cinema. Estávamos em cadeiras Lazy Boy individuais elétricas! Estamos a escrever esta crónica a partir do terminal do ferry. Partimos esta noite para a ilha de Jeju. Temos grandes expectativas para esta ilha, pois é o destino de férias ideal para os habitantes de Seoul. Temos pelo menos três objectivos: provar os pratos locais (como em cada cidade até agora), escalar o vulcão no centro da ilha e fazer uma parte do trilho Olle Jeju.