Este fim de semana fizemos a caminhada de Saryangdo, que segue a crista da montanha que atravessa esta pequena ilha durante 8 kms. Foi uma caminhada bastante técnica, com 2 passagens particularmente difíceis e que incluiu, entre outros, uma descida numa escada quase a pique de 20m! A vista foi espectacular durante toda a caminhada, pois tínhamos quase sempre uma vista de 360 graus sobres todas as outras ilhas à volta!
Esta caminhada também nos serviu para demonstrar o tipo de caminhada que os coreanos adoram. Este desporto é conhecido como um dos hobbies favoritos dos coreanos, mas o tipo de caminhada que fazem para ser bastante diferente do que estamos habituados no Canadá e em Portugal. Por um lado, há uma certa competitividade, pois várias pessoas representavam grupos de caminhada diferentes. Apesar de não haver nenhuma agressividade ou competição directa (longe disso!), os membros dos clubes de caminhada levam fitas coloridas agarradas às suas mochilas que identificam os seus clubes. Estas fitas são colocadas em pontos estratégicos ao longo da caminhada (ex. no início ou no cume) para demonstrar os feitos do seu clube. Por outro lado, há uma apreciação muito mais bucólica da caminhada. Várias pessoas levavam sacos demasiado cheios para uma caminhada de 8 kms. Em vez de levarem simplesmente alguma comida e água, várias pessoas levavam banquetes inteiros às costas, incluindo demasiada comida, vários pratinhos pequeninos com vários tipos de acompanhamentos, soju e makgeoli (o equivalente da "cerveja" local), garrafas de vinho e cadeiras! Durante a nossa caminhada vimos vários grupos fazerem piqueniques no topo das montanhas, aproveitando a paisagem para comerem e beberem com fartura! Não percebemos como é que conseguiram chegar ao ferry sem caírem mas pronto, lá conseguiram!
PS. Descobrimos hoje que é um sacrilégio meter molho de soja num bibimbap! Fomos a almoçar a um pequeno restaurante familiar e quando a empregada percebeu que eu me tinha levantado para ir buscar a garrafa de molho de soja, mandou-me de volta para a mesa com um ar bastante ofendido. Passado uns instantes, deu-nos um pratinho com gochujang (massa de pimentos fortes coreana) como quem diz: ou metes isso ou nada!